quarta-feira, 30 de maio de 2012

Microgeração de Energia Elétrica Presente no Ambiente Fachada e Boulevard da Casa Cor


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o texto da resolução que trata da micro e mini geração de energia elétrica, a qual se baseia, principalmente, na instalação de placas solares fotovoltaicas ou minigeradores eólicos em residências, para geração complementar de energia elétrica.

A resolução permitirá que o cidadão continue a consumir a energia fornecida pela distribuidora, mas o medidor de sua casa também passa a contabilizar a energia gerada pelos painéis solares fotovoltaicos por exemplo. Na prática, o consumidor que possui um sistema fotovoltaico em sua residência ou negócio poderá ser conectado à rede normal de energia elétrica. Antes, esse mesmo consumidor era obrigado a instalar um banco de baterias em casa, encarecendo demais essa solução.

Na mostra Casa Cor a empresa parceira Neosun instalou 3 placas solares fotovoltáicas no telhado, como forma de produção de energia elétrica, com o intuito de alimentar parte da iluminação em LED da fachada e boulevard. Este sistema gera energia para a iluminação da mostra Casa Cor durante o dia, e a noite a iluminação da fachada é alimentada pela rede da Celesc, ou seja, durante o dia a Casa Cor consumiu menos energia do sistema da Celesc, compensando a energia consumida a noite.

O sistema funciona da seguinte forma:

  • A energia do sol é recebida e convertida em eletricidade pelo painel fotovoltáico.
  • O micro inversor acoplado ao painel fotovoltáico converte a energia de corrente contínua (DC) em corrente alternada (AC), dentro da qualidade exigida pela distribuidora.
  • A energia produzida é conduzida ao quadro elétrico, onde é distribuída para atendimento das cargas.


Mesmo quando não ocorrer produção de energia, as cargas serão atendidas normalmente através da rede local da distribuidora.


O sistema ainda possui capacidade de monitoração da energia produzida por cada painel ou do sistema completo, permitindo o acompanhamento da produção em bases diária, semanal, mensal e anual, além de apresentar ao usuário o total de CO2 evitado na atmosfera.

O sistema de monitoração pode ser acessado através de qualquer dispositivo com acesso a internet.

http://fachadadomirante.blogspot.com.br/2012/05/microgeracao-de-energia-eletrica.html

sexta-feira, 25 de maio de 2012


Nada convencional





Nova lâmpada a levitação magnética CREALEV, lançada na Feira de Milão deste ano - um espetáculo visual e de tecnologia. É um sistema de módulo de levitação magnética que se constitui de uma base não flutuante e de um vetor magnético. A altura de levitação é variável, bem como a carga que é capaz de suportar. O sitema é extremamente versátil possibilitando infinitas aplicações: na arquitetura de interiores, projetos luminotécnicos, exposições...

Mais informações: breadandstyle.com

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Está pronto!!!!
Nasce mais um grande projeto.
O ambiente FACHADA E BOULEVARD da CASA COR SC  está aberto a visitações e tem também um blog: http://fachadadomirante.blogspot.com.br/


SERVIÇO – CASA COR SANTA CATARINA
Período
15 de Maio a 24 de Junho
Special Sale: 21 a 24 de junho


Horário
Terça a Quinta: 15:00hs às 21:30hs
Sextas: 15:00hs às 22:30hs
Sábados, Domingos e Feriados: 12:30hs às 22:30hs

Projetado para dar destaque à porta de entrada da mostra CASA COR 2012, o ambiente - FACHADA E BOULEVARD - das arquitetas PAOLA SIMONI, MARINA MAKOWIECKY E TATIANA JUNKES e da engenheira CLAUDIA BRANDÃO fez uso de uma arquitetura que destaca as formas contemporâneas e os materiais sustentáveis. As cores foram pensadas com base na paleta de cores para 2012, enfatizando o vermelho vivo e forte que identifica a marca CASA COR. O uso da estrutura metálica visa à agilidade na obra e à limpeza da mesma, já que há uma ausência de entulhos, como escoramento e formas. Ainda tem a seu crédito o valor residual, do material que não é perdido mas sim pode ser desmontado e transferido para outro local sem maiores problemas. A película perfurato inibe a visibilidade de fora para dentro da edificação, enquanto permite a total visibilidade de dentro para fora da mesma – pois não podemos dispensar a linda vista para a Lagoa da Conceição.

O programa de sustentabilidade proposto por nossa equipe consiste, além do já mencionado uso da estrutura metálica, a utilização de madeira plástica (composta de poliuretano e agregados) nos decks e bricks, mostrando nosso compromisso com a preservação da madeira natural e a possibilidade de uso de novos materiais e formas de projeto.

Placas fotovoltáicas estão instaladas nos telhados, uma forma de produção de energia limpa para o evento, que converte luz solar em energia elétrica.

Todo o projeto luminotécnico da fachada baseia-se na utilização de LEDS.

Para harmonizar com a natureza exuberante que se avista do Mirante da Lagoa, foi encomendado ao artista plástico, Alexandre Freire, a pintura de um grande painel que cobrirá toda a fachada baixa, retratando a ilha – suas paisagens e cultura – criado exclusivamente para a mostra, enquanto um túnel vermelho dá acesso à porta de entrada principal para a visitação.