quinta-feira, 19 de julho de 2012

Livraria Selexyz Dominicanen



Essa incrível livraria ocupa uma antiga igreja dominicana construída no século 13, localizada em Maastrich, nos Países Baixos. O projeto é dos arquitetos Merks+Girod Architecten. O prédio foi restaurado e adaptado - mas sem perder os traços originais. Este deixou de ser utilizado como igreja já em 1794, passando a ser utilizado com fins militares, depois de confiscado pelo exército de Napoleão.

Com arquitetura gótica, a livraria Selexyz Dominicanen estimula a cultura da leitura, através de um ambiente que propicia a interação leitor/livros. São inúmeras as quantidades de prateleiras formando corredores, fazendo um excelente uso do amplo espaço de 750 metros quadrados de área (de um total de 1200m quadrados).
Móveis modernos deixam o clima do local mais leve e agradável devido ao seu design funcional. A sensação é de uma viagem no tempo. É possível ficar horas admirando as belíssimas pinturas no teto e analisar todos os detalhes da construção, a exemplo das longas janelas de vidro, característicos da Idade Média.
O local ainda oferece uma área de café muito recomendada pelos guias turísticos da região, e comercializa não apenas livros, mas também revistas, jornais, cartões-postais e até mesmo Moleskines. A delirante Selexyz Dominicanen foi eleita a melhor livraria do mundo pelo The Guardian, em 2008. Os arquitetos da Merks+Girod Architecten venceram o tradicional prêmio "Lensvelt de Architect", pelo extraordinário design interior da construção.

Nenhum comentário: