segunda-feira, 19 de março de 2012

Salone Internazionale del Mobile de Milão 2012

De 17 a 22 de abril a Itália sedia um dos maiores e mais importantes eventos de design do mundo, o Salão Internacional do Móvel de Milão.
Projetado pelo arquiteto italiano Massimiliano Fuksas, o complexo impressiona pelo tamanho. Em seus 24 pavilhões, dispostos em mais de 1.000.000 m2, marcas de todo o mundo expõem as últimas tendências em tecnologia e design.
Paralelo ao evento no Salone Satelitte, ocorrem outras programações: trabalhos de escolas e estúdios com um tom mais conceitual, mas igualmente importante para o desenvolvimento do mercado.
Nos Fuorisaloni, eventos espalhados por toda a cidade, é possível entender porque Milão é a capital do design durante esse período. Eventos grandiosos e outros bastantes simples, museus e escolas, galerias de arte e lojas especializadas expõem o pensamento de designers e arquitetos de várias partes do planeta, de uma maneira bem democrática e divertida.
Como o evento acontece só lá em abril, você ainda tem tempo de se programar. Que tal conferir de perto as maiores inovação e principais tendências do mundo do design, da decoração e da arquitetura? Vá ao Salão Internacional do Móvel!

Mais informações em http://www.cosmit.it/it/

terça-feira, 6 de março de 2012

CATEDRAL DA CULTURA PORTUGUESA - Rio de Janeiro


Pelo seu prestígio nos meios intelectuais, pela beleza arquitetônica do edifício da sua sede, pela importância do acervo bibliográfico e ainda pelas atividades que desenvolve, o Real Gabinete Português de Leitura é, a todos os títulos, uma instituição notável e que muito dignifica Portugal no Brasil.

O projeto escolhido foi o do arquiteto português Rafael da Silva Castro, com seu traço neomanuelino a evocar a epopéia camoniana.

Em 1900 o Gabinete Português de Leitura transforma-se em biblioteca pública - qualquer um do povo pode ter acesso aos livros da sua biblioteca.

Nos anos mais recentes o seu quadro social, antes constituído só de portugueses, passou a receber cidadãos de outros países de língua portuguesa e, a esta altura, várias empresas brasileiras - como por exemplo o Banco Itaú que financiou todo o processo de informatização da biblioteca - já contribuem para o desenvolvi­mento do Real Gabinete, a formação do centro de multimídia cultural, o restauro do edifício, etc. Nesse capítulo, justo é destacar a extraordinária ajuda recebida ao longo dos últimos anos da Fundação Calouste Gulbenkian, que, inclusive, deu os recursos necessários à aquisição e às obras do prédio contíguo ao Real Gabinete onde está instalado o centro de multimídia. Mas também o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal tem concedido uma permanente ajuda desde que, tanto no governo de Cavaco Silva como no de António Guterres, se reconheceu a importância da instituição para a difração da cultura portuguesa no Brasil. Outras entidades - da Biblioteca Nacional ao Instituto Camões, de empresas portuguesas aos donativos da comunidade, da Real Caixa de Socorros D. Pedro V ao Liceu Literário Português - têm vindo a permitir ao Real Gabinete desenvolver, de ano para ano, atividades crescentes desde a edição semestral da revista Convergência Lusíada, distribuída gratuitamente por centenas de instituições culturais e Universidades de todo o mundo, até à recuperação de obras raras danificadas pelo tempo.
REAL GABINETE PORTUGUÊS DE LEITURA
Rua Luís Camôes, 30 - Rio de Janeiro

segunda-feira, 5 de março de 2012

DIVERSIDADE NA PASSARELA DA FASHION WEEK DA ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO

Entre os dias 6 e 9 de março, a EXPO REVESTIR 2012 irá exibir as últimas novidades para o setor de acabamento. Na Fashion Week da Arquitetura e Construção o público poderá conferir, em primeira-mão, as novidades para o setor, com destaque para produtos e linhas diferenciadas e de estilo único. O evento será realizado no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Arquiteto chinês é vencedor do “Nobel de arquitetura”




O arquiteto chinês Wang Shu foi anunciado nesta segunda (27) vencedor do prêmio Pritzker, considerado o Nobel da arquitetura.
A obra de Shu é conhecida por seu caráter de inspiração artesanal, que mescla tradição e modernidade em busca de sintonia com o entorno.
Shu, que nasceu em Urumqi, na região de Xinjiang, desenvolveu a maior parte de sua obra em Hangzhou, que fica a 170 quilômetros ao sudoeste de Xangai. Ali, o arquiteto dirige, desde 1997, o Estúdio de Arquitetura Amateur junto com sua mulher, Lu Wenyu.
“O fato de um arquiteto chinês ter sido escolhido pelo júri representa um passo significativo em reconhecer o papel da China no desenvolvimento dos ideais de arquitetura”, disse Thomas J. Pritzker, curador da The Hyatt Foundation, ao anunciar o prêmio.
“E, ainda, ao longo das próximas décadas, o sucesso da China na urbanização será importante para o país e para o mundo. Essa urbanização, bem como a urbanização no mundo inteiro, precisa estar em harmonia com a cultura e as necessidades locais”, concluiu Pritzker.
Wang Shu é o segundo chinês a ganhar o Pritzker – o americano de origem chinesa I.M. Pei recebeu o prêmio em 1983.
Entre as principais obras de Shu estão a biblioteca do Colégio Wenzheng, na Universidade de Suzhou, o Museu de História da cidade portuária de Ningbo e o campus Xiangshan de Belas Artes na cidade de Hangzhou.

Neste ano, a cerimônia de premiação acontecerá pela primeira vez em Pequim, em 25 de maio.