segunda-feira, 5 de março de 2012

Arquiteto chinês é vencedor do “Nobel de arquitetura”




O arquiteto chinês Wang Shu foi anunciado nesta segunda (27) vencedor do prêmio Pritzker, considerado o Nobel da arquitetura.
A obra de Shu é conhecida por seu caráter de inspiração artesanal, que mescla tradição e modernidade em busca de sintonia com o entorno.
Shu, que nasceu em Urumqi, na região de Xinjiang, desenvolveu a maior parte de sua obra em Hangzhou, que fica a 170 quilômetros ao sudoeste de Xangai. Ali, o arquiteto dirige, desde 1997, o Estúdio de Arquitetura Amateur junto com sua mulher, Lu Wenyu.
“O fato de um arquiteto chinês ter sido escolhido pelo júri representa um passo significativo em reconhecer o papel da China no desenvolvimento dos ideais de arquitetura”, disse Thomas J. Pritzker, curador da The Hyatt Foundation, ao anunciar o prêmio.
“E, ainda, ao longo das próximas décadas, o sucesso da China na urbanização será importante para o país e para o mundo. Essa urbanização, bem como a urbanização no mundo inteiro, precisa estar em harmonia com a cultura e as necessidades locais”, concluiu Pritzker.
Wang Shu é o segundo chinês a ganhar o Pritzker – o americano de origem chinesa I.M. Pei recebeu o prêmio em 1983.
Entre as principais obras de Shu estão a biblioteca do Colégio Wenzheng, na Universidade de Suzhou, o Museu de História da cidade portuária de Ningbo e o campus Xiangshan de Belas Artes na cidade de Hangzhou.

Neste ano, a cerimônia de premiação acontecerá pela primeira vez em Pequim, em 25 de maio.

Nenhum comentário: