terça-feira, 18 de dezembro de 2012

terça-feira, 23 de outubro de 2012

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

David Trubridge na Dominici

 
David Trubridge lança sua nova linha de luminárias, com a assinatura "Seed System". São peças feitas com finíssimas lâminas de bamboo recortadas em um processo computadorizado e fixadas por seu dono. Você consegue montar em casa e "fazer pa...
rte" do processo de construção da luminária, que causa o menor impacto ambiental possível, utiliza um material limpo, processos produtivos sustentáveis e uma micro embalagem.

As peças estão sendo comercializadas pela DOMINICI.
Vale a pena conferir, são belíssimas e com design engajado na sustentabilidade!
 

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Adriana Varejão no MAM/SP

A artista carioca Adriana Varejão realiza sua primeira retrospectiva no Brasil. A exposição Histórias às margens é uma oportunidade única de ver as obras que integram grandes coleções internacionais de arte contemporânea, como o Guggenheim de NY, a Tate Modern de Londres e a Fundación "la Caixa" em Barcelona.
A arte de Adriana Varejão é muito forte. Suas histórias são narradas com carne, sangue e víceras, que irrompem em cenários que mimetizam painéis de azulejos, nos quais tudo deveria estar na mais perfeita ordem. Mas a verdadeira matéria de que são feitos é violência e exploração, crueldade e sofrimento.
Adriana cerca a história - seja do Brasil ou da arte brasileira - ao expor feridas que parecem nunca cicatrizar, e por isso persistem em incomodar.

"Entre verdades e simulações, limpeza e sujeira, história e releitura, vermelho do sangue e azul do céu, azulejo e rasgo, tela e simulacro, se move essa cartografia varejão". Lilia Moritz Schwarcz

Entevista com a artista:
http://www.youtube.com/watch?v=zq4VVflbLbM&feature=player_embedded



quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Abaixo link para o Programa Missão Casa, quadro EM CASA COM O ARQUITETO, onde a jornalista Simone Bobsin visitou o meu apartamento.

A qualidade do vídeo não é muita coisa... mas dá pra ter uma ideia como o programa ficou legal.
http://www.youtube.com/watch?v=AzZmyEmGmzM&feature=g-upl

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Livraria Selexyz Dominicanen



Essa incrível livraria ocupa uma antiga igreja dominicana construída no século 13, localizada em Maastrich, nos Países Baixos. O projeto é dos arquitetos Merks+Girod Architecten. O prédio foi restaurado e adaptado - mas sem perder os traços originais. Este deixou de ser utilizado como igreja já em 1794, passando a ser utilizado com fins militares, depois de confiscado pelo exército de Napoleão.

Com arquitetura gótica, a livraria Selexyz Dominicanen estimula a cultura da leitura, através de um ambiente que propicia a interação leitor/livros. São inúmeras as quantidades de prateleiras formando corredores, fazendo um excelente uso do amplo espaço de 750 metros quadrados de área (de um total de 1200m quadrados).
Móveis modernos deixam o clima do local mais leve e agradável devido ao seu design funcional. A sensação é de uma viagem no tempo. É possível ficar horas admirando as belíssimas pinturas no teto e analisar todos os detalhes da construção, a exemplo das longas janelas de vidro, característicos da Idade Média.
O local ainda oferece uma área de café muito recomendada pelos guias turísticos da região, e comercializa não apenas livros, mas também revistas, jornais, cartões-postais e até mesmo Moleskines. A delirante Selexyz Dominicanen foi eleita a melhor livraria do mundo pelo The Guardian, em 2008. Os arquitetos da Merks+Girod Architecten venceram o tradicional prêmio "Lensvelt de Architect", pelo extraordinário design interior da construção.

terça-feira, 17 de julho de 2012

O WABI-SABI NA ARQUITETURA


Wabi = aceitação, memória, desapego
Sabi = inguagem visual 
 
O Wabi-Sabi é a arte da imperfeição, a arte de perceber a beleza que se esconde nas frestas do mundo imperfeito. É uma filosofia japonesa, um conceito oriental que marca um caminho estético.

Esta expressão os japoneses inventaram para definir a beleza que mora nas coisas imperfeitas e incompletas. O termo em si é quase que intraduzível, mas consiste em ver as coisas através de uma ótica de simplicidade, naturalidade e aceitação da realidade.


Um pouco da história: contam que o conceito surgiu no século 15. Um jovem, Rikyu, queria aprender os complicados rituais da Cerimônia do Chá e procurou o grande mestre Takeno Joo. Para testar o rapaz, o mestre mandou que ele varresse o jardim. Rikyu limpou o jardim até que não restasse nem uma folhinha fora do lugar. Ao terminar, examinou cuidadosamente o jardim impecável, cada centímetro de areia imaculadamente varrido, cada pedra no lugar, todas as plantas ajeitadas. E então, antes de apresentar o resultado ao mestre, Rikyu chacoalhou o tronco de uma cerejeira e fez caírem algumas flores que se espalharam displicentes pelo chão. Os mestres japoneses, com a cultura inspirada nos ensinamentos do taoísmo e do zen budismo perceberam que a ação humana sobre o mundo deve ser tão delicada que não impeça a verdadeira natureza das coisas de se revelar.

Considera-se, na arquitetura, o Wabi-Sabi como o slow food dos objetos. Uma forma de rearranjá-los, nos convidando à uma percepção mais fina do que move nossas escolhas materiais. O silêncio indo em oposição às soluções seriadas. Ao traduzir este pensamento, ou memória, ou espírito – damos sentido ao MORAR.

Precisamos ver a beleza que há em cultivar o que o tempo levou anos para construir, em realizar trabalhos enraizados na história e na cultura de uma pessoa, povo ou lugar.


Seus adeptos perceberam a beleza e a elegância que existe em tudo que é tocado pelo carinho do tempo - uma única rosa solta no vaso, as manchas de um espelho que pertenceu à bisavó… coisas simples que transmitem energias positivas e espiritualidade à casa.


Algumas características do movimento:
- espontaneidade;
- expermentalismo;
- orgânico, não-sintético;
- materiais naturais: madeira envelhecida, pedra, barro, lã, algodão cru, linho, caxemira, papel de arroz - em vez de materiais artificiais e/ou luxuosos: plástico laminado, mármore, placa de vidro, porcelana, poliéster, lycra;
- objetos com marcas naturais, ou do tempo;
- texturas;
- cores que se alteraram com o tempo;
- amplitude, respiração, ventilação e iluminação naturais.

Uma marca essencial do Wabi-Sabi: o silêncio. A arte do Wabi-Sabi se define pela esquecida faculdade de deixar que as coisas falem por si.

Fica então uma dica: que tal abrir os olhos para o estilo Wabi Sabi?

quarta-feira, 11 de julho de 2012

MISSÃO CASA - CASA DO ARQUITETO




O programa Missão Casa, da TVCom veio gravar aqui em casa hoje o quadro CASA DO ARQUITETO. O programa deve estrear dia 23/07, às 21h30 no canal 36 da NET. Aguardem novas informações!!!

quarta-feira, 27 de junho de 2012

terça-feira, 5 de junho de 2012

MILÃO 2012 - Madeira, cores e neutralidade


A Fiera Milano, grande evento na área de design e arquitetura realizado todos os anos em Milão – é um verdadeiro teste de resistência para o público que visita os inúmeros pavilhões da Feira – ao mesmo tempo que deixa nosso cérebro a mil com as novidades em design de móveis e objetos, materiais e suas aplicações.

Neste ano, observei o destaque para as cores amarelo e vários tons de azul (que já vinham do ano anterior), e também dos vários tons de vermelho (coral, laranja...), pontuando a decoração dos ambientes.

A madeira marcou presença em praticamente todos os expositores. As lâminas sempre em tons neutros – do escuro ao claro – ou a própria madeira natural, na forma de demolição, muitíssimo recorrente nos ambientes.

Madeira e tons neutros



Madeira natural/demolição



Vermelhos pontuando a decoração


Amarelos



Azuis


Os cinzas e beges – na minha opinião a base de todo projeto de interiores – continuam com seu posto garantido, enquanto a iluminação pontual, suave, reforça o caráter urbano.

No Salone Satellite, estudantes, jovens designers, revelações e nomes já consolidados no mercado expuseram seus trabalhos naquele que é considerado o mais importante evento de design do mundo. Muitos brasileiros marcaram presença neste pavilhão. É uma vitrine para novos investidores do setor.

O brasileiro Sérgio Matos



Os pavilhões da feira, por Massimiliano Fuksas


Criatividade nos stands – caixas de tomates fazem as vezes de fechamento



Cores e inovação na forma de utilizar os objetos


O maravilhoso Duomo de Milão


quarta-feira, 30 de maio de 2012

Microgeração de Energia Elétrica Presente no Ambiente Fachada e Boulevard da Casa Cor


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o texto da resolução que trata da micro e mini geração de energia elétrica, a qual se baseia, principalmente, na instalação de placas solares fotovoltaicas ou minigeradores eólicos em residências, para geração complementar de energia elétrica.

A resolução permitirá que o cidadão continue a consumir a energia fornecida pela distribuidora, mas o medidor de sua casa também passa a contabilizar a energia gerada pelos painéis solares fotovoltaicos por exemplo. Na prática, o consumidor que possui um sistema fotovoltaico em sua residência ou negócio poderá ser conectado à rede normal de energia elétrica. Antes, esse mesmo consumidor era obrigado a instalar um banco de baterias em casa, encarecendo demais essa solução.

Na mostra Casa Cor a empresa parceira Neosun instalou 3 placas solares fotovoltáicas no telhado, como forma de produção de energia elétrica, com o intuito de alimentar parte da iluminação em LED da fachada e boulevard. Este sistema gera energia para a iluminação da mostra Casa Cor durante o dia, e a noite a iluminação da fachada é alimentada pela rede da Celesc, ou seja, durante o dia a Casa Cor consumiu menos energia do sistema da Celesc, compensando a energia consumida a noite.

O sistema funciona da seguinte forma:

  • A energia do sol é recebida e convertida em eletricidade pelo painel fotovoltáico.
  • O micro inversor acoplado ao painel fotovoltáico converte a energia de corrente contínua (DC) em corrente alternada (AC), dentro da qualidade exigida pela distribuidora.
  • A energia produzida é conduzida ao quadro elétrico, onde é distribuída para atendimento das cargas.


Mesmo quando não ocorrer produção de energia, as cargas serão atendidas normalmente através da rede local da distribuidora.


O sistema ainda possui capacidade de monitoração da energia produzida por cada painel ou do sistema completo, permitindo o acompanhamento da produção em bases diária, semanal, mensal e anual, além de apresentar ao usuário o total de CO2 evitado na atmosfera.

O sistema de monitoração pode ser acessado através de qualquer dispositivo com acesso a internet.

http://fachadadomirante.blogspot.com.br/2012/05/microgeracao-de-energia-eletrica.html

sexta-feira, 25 de maio de 2012


Nada convencional





Nova lâmpada a levitação magnética CREALEV, lançada na Feira de Milão deste ano - um espetáculo visual e de tecnologia. É um sistema de módulo de levitação magnética que se constitui de uma base não flutuante e de um vetor magnético. A altura de levitação é variável, bem como a carga que é capaz de suportar. O sitema é extremamente versátil possibilitando infinitas aplicações: na arquitetura de interiores, projetos luminotécnicos, exposições...

Mais informações: breadandstyle.com

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Está pronto!!!!
Nasce mais um grande projeto.
O ambiente FACHADA E BOULEVARD da CASA COR SC  está aberto a visitações e tem também um blog: http://fachadadomirante.blogspot.com.br/


SERVIÇO – CASA COR SANTA CATARINA
Período
15 de Maio a 24 de Junho
Special Sale: 21 a 24 de junho


Horário
Terça a Quinta: 15:00hs às 21:30hs
Sextas: 15:00hs às 22:30hs
Sábados, Domingos e Feriados: 12:30hs às 22:30hs

Projetado para dar destaque à porta de entrada da mostra CASA COR 2012, o ambiente - FACHADA E BOULEVARD - das arquitetas PAOLA SIMONI, MARINA MAKOWIECKY E TATIANA JUNKES e da engenheira CLAUDIA BRANDÃO fez uso de uma arquitetura que destaca as formas contemporâneas e os materiais sustentáveis. As cores foram pensadas com base na paleta de cores para 2012, enfatizando o vermelho vivo e forte que identifica a marca CASA COR. O uso da estrutura metálica visa à agilidade na obra e à limpeza da mesma, já que há uma ausência de entulhos, como escoramento e formas. Ainda tem a seu crédito o valor residual, do material que não é perdido mas sim pode ser desmontado e transferido para outro local sem maiores problemas. A película perfurato inibe a visibilidade de fora para dentro da edificação, enquanto permite a total visibilidade de dentro para fora da mesma – pois não podemos dispensar a linda vista para a Lagoa da Conceição.

O programa de sustentabilidade proposto por nossa equipe consiste, além do já mencionado uso da estrutura metálica, a utilização de madeira plástica (composta de poliuretano e agregados) nos decks e bricks, mostrando nosso compromisso com a preservação da madeira natural e a possibilidade de uso de novos materiais e formas de projeto.

Placas fotovoltáicas estão instaladas nos telhados, uma forma de produção de energia limpa para o evento, que converte luz solar em energia elétrica.

Todo o projeto luminotécnico da fachada baseia-se na utilização de LEDS.

Para harmonizar com a natureza exuberante que se avista do Mirante da Lagoa, foi encomendado ao artista plástico, Alexandre Freire, a pintura de um grande painel que cobrirá toda a fachada baixa, retratando a ilha – suas paisagens e cultura – criado exclusivamente para a mostra, enquanto um túnel vermelho dá acesso à porta de entrada principal para a visitação.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Salone Internazionale del Mobile de Milão 2012

De 17 a 22 de abril a Itália sedia um dos maiores e mais importantes eventos de design do mundo, o Salão Internacional do Móvel de Milão.
Projetado pelo arquiteto italiano Massimiliano Fuksas, o complexo impressiona pelo tamanho. Em seus 24 pavilhões, dispostos em mais de 1.000.000 m2, marcas de todo o mundo expõem as últimas tendências em tecnologia e design.
Paralelo ao evento no Salone Satelitte, ocorrem outras programações: trabalhos de escolas e estúdios com um tom mais conceitual, mas igualmente importante para o desenvolvimento do mercado.
Nos Fuorisaloni, eventos espalhados por toda a cidade, é possível entender porque Milão é a capital do design durante esse período. Eventos grandiosos e outros bastantes simples, museus e escolas, galerias de arte e lojas especializadas expõem o pensamento de designers e arquitetos de várias partes do planeta, de uma maneira bem democrática e divertida.
Como o evento acontece só lá em abril, você ainda tem tempo de se programar. Que tal conferir de perto as maiores inovação e principais tendências do mundo do design, da decoração e da arquitetura? Vá ao Salão Internacional do Móvel!

Mais informações em http://www.cosmit.it/it/

terça-feira, 6 de março de 2012

CATEDRAL DA CULTURA PORTUGUESA - Rio de Janeiro


Pelo seu prestígio nos meios intelectuais, pela beleza arquitetônica do edifício da sua sede, pela importância do acervo bibliográfico e ainda pelas atividades que desenvolve, o Real Gabinete Português de Leitura é, a todos os títulos, uma instituição notável e que muito dignifica Portugal no Brasil.

O projeto escolhido foi o do arquiteto português Rafael da Silva Castro, com seu traço neomanuelino a evocar a epopéia camoniana.

Em 1900 o Gabinete Português de Leitura transforma-se em biblioteca pública - qualquer um do povo pode ter acesso aos livros da sua biblioteca.

Nos anos mais recentes o seu quadro social, antes constituído só de portugueses, passou a receber cidadãos de outros países de língua portuguesa e, a esta altura, várias empresas brasileiras - como por exemplo o Banco Itaú que financiou todo o processo de informatização da biblioteca - já contribuem para o desenvolvi­mento do Real Gabinete, a formação do centro de multimídia cultural, o restauro do edifício, etc. Nesse capítulo, justo é destacar a extraordinária ajuda recebida ao longo dos últimos anos da Fundação Calouste Gulbenkian, que, inclusive, deu os recursos necessários à aquisição e às obras do prédio contíguo ao Real Gabinete onde está instalado o centro de multimídia. Mas também o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal tem concedido uma permanente ajuda desde que, tanto no governo de Cavaco Silva como no de António Guterres, se reconheceu a importância da instituição para a difração da cultura portuguesa no Brasil. Outras entidades - da Biblioteca Nacional ao Instituto Camões, de empresas portuguesas aos donativos da comunidade, da Real Caixa de Socorros D. Pedro V ao Liceu Literário Português - têm vindo a permitir ao Real Gabinete desenvolver, de ano para ano, atividades crescentes desde a edição semestral da revista Convergência Lusíada, distribuída gratuitamente por centenas de instituições culturais e Universidades de todo o mundo, até à recuperação de obras raras danificadas pelo tempo.
REAL GABINETE PORTUGUÊS DE LEITURA
Rua Luís Camôes, 30 - Rio de Janeiro

segunda-feira, 5 de março de 2012

DIVERSIDADE NA PASSARELA DA FASHION WEEK DA ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO

Entre os dias 6 e 9 de março, a EXPO REVESTIR 2012 irá exibir as últimas novidades para o setor de acabamento. Na Fashion Week da Arquitetura e Construção o público poderá conferir, em primeira-mão, as novidades para o setor, com destaque para produtos e linhas diferenciadas e de estilo único. O evento será realizado no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Arquiteto chinês é vencedor do “Nobel de arquitetura”




O arquiteto chinês Wang Shu foi anunciado nesta segunda (27) vencedor do prêmio Pritzker, considerado o Nobel da arquitetura.
A obra de Shu é conhecida por seu caráter de inspiração artesanal, que mescla tradição e modernidade em busca de sintonia com o entorno.
Shu, que nasceu em Urumqi, na região de Xinjiang, desenvolveu a maior parte de sua obra em Hangzhou, que fica a 170 quilômetros ao sudoeste de Xangai. Ali, o arquiteto dirige, desde 1997, o Estúdio de Arquitetura Amateur junto com sua mulher, Lu Wenyu.
“O fato de um arquiteto chinês ter sido escolhido pelo júri representa um passo significativo em reconhecer o papel da China no desenvolvimento dos ideais de arquitetura”, disse Thomas J. Pritzker, curador da The Hyatt Foundation, ao anunciar o prêmio.
“E, ainda, ao longo das próximas décadas, o sucesso da China na urbanização será importante para o país e para o mundo. Essa urbanização, bem como a urbanização no mundo inteiro, precisa estar em harmonia com a cultura e as necessidades locais”, concluiu Pritzker.
Wang Shu é o segundo chinês a ganhar o Pritzker – o americano de origem chinesa I.M. Pei recebeu o prêmio em 1983.
Entre as principais obras de Shu estão a biblioteca do Colégio Wenzheng, na Universidade de Suzhou, o Museu de História da cidade portuária de Ningbo e o campus Xiangshan de Belas Artes na cidade de Hangzhou.

Neste ano, a cerimônia de premiação acontecerá pela primeira vez em Pequim, em 25 de maio.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Iluminação

Qual a próxima grande mudança na indústria da Iluminação?

A busca sempre por maior eficiência energética e a preocupação com a sustentabilidade tem feito a indústria da iluminação caminhar a passos cada vez mais rápidos.

Após o aparecimento dos LEDs, a expectativa para o surgimento das novidades ocupa a mente de vários profissionais. Alguns arriscam dizer que com a alta do preço do Petróleo e a elevação dos custos de transporte de produtos provenientes da China, a fabricação de lâmpadas e equipamentos auxiliares se voltará com mais força para o Ocidente. De acordo com o Birmingham Post em 30/06/2011, a NVC, grande fabricante chinesa, abriu uma fábrica em Birmingham ainda com maior capacidade operacional do que a já existente em Hollymoor Point, em Rubery, fortalecendo ainda mais uma já bem sucedida parceria entre Inglaterra e China.

Independente de posicionamentos favoráveis ou não, o mercado chinês da indústria de iluminação está se expandindo e deixando definitivamente sua marca, tanto na fabricação de lâmpadas e equipamentos como no estímulo e divulgação da profissão de lighting designer.

Basta dar uma olhada na entrevista concedida a Maria Clara de Maio, titular da revista Lume Arquitetura que é referência em iluminação no Brasil, pelo presidente da CLDA (Chinese Lighting Design Association), Lear Hsieh na edição de número 48 e a dimensão que vem tomando a Guangzhou International Lighting Exhibition

Ainda em entrevista para Maria Clara de Maio, em outra edição da Lume Arquitetura, um dos maiores especialistas em luminotecnia, o engenheiro Peter Ngai aponta o OLED como a próxima onda.
Mas então surge a Eden Park Illumination, (http://www.edenpark.com), filiada ao Laboratory of Optical Physics and Engineering at the University of Illinois, com suas microlâmpadas de plasma. Elas são livres de mercúrio e oferecem uma estrutura ultra-fina, flexível, robusta e de longa duração.
Para os profissionais da área, o mais importante é estar aberto às novidades, aceitar novos conceitos e novas tecnologias, estudar e pesquisar muito.

Na década de 60, os produtos japoneses eram uma referência a tudo que se queria classificar como de baixa qualidade e hoje estão no topo em vários setores da economia.

É preciso estar aberto ao novo, deixar preconceitos e idéias pré-determinadas e sempre buscar o melhor que o mercado pode oferecer.
Fonte: Fórum da Construção

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Sustentabilidade

Compacta e de baixo custo, a WakaWaka tem uma placa fotovoltaica para captar a energia do Sol e diodos emissores de luz, o famoso LED, para iluminar. Como mostra o vídeo abaixo, ela pode ser acoplada a uma garrafa PET e, assim, substituir os lampiões de querosene, comumente usado em regiões de vulnerabilidade social, mas que são tóxicos e podem causar asfixias, além de incêndios e explosões.

http://www.wakawakalight.com/