terça-feira, 11 de maio de 2010

É possível usar a iluminação para aumentar as vendas?

Pontos muito brilhantes ofuscam o resto da loja. Objetos no escuro passam despercebidos. Ter equilíbrio no uso das luzes é o segredo para alavancar os negócios

Uma simples alteração no projeto de iluminação mudou, no ano passado, a cara da loja de móveis Lafer do shopping Lar Center, em São Paulo. Antes, alguns produtos ficavam no escuro e não chamavam a atenção de quem transitava pelo shopping, enquanto outros sofriam com o excesso de luminosidade — e ainda por cima com o emprego da lâmpada errada. “A luz utilizada alterava a cor do tecido dos estofados e os vendedores tinham que ir até o corredor do shopping para mostrar o tom real para o cliente”, diz a arquiteta da Lafer.

Com um projeto de R$ 2.300, esses extremos foram eliminados. Além de deixar o ambiente mais agradável, houve a preocupação em adotar lâmpadas com menor consumo de eletricidade e maior durabilidade. “Nossa loja fica aberta 12 horas por dia. Precisávamos pensar em como otimizar o consumo das lâmpadas”, afirma a arquiteta. Ela conta que trocava cerca de sete lâmpadas por mês antes da mudança. Hoje, sete meses depois de concluída a reforma, substituiu apenas três lâmpadas. Os custos diminuíram e as vendas aumentaram. Segundo a arquiteta, o crescimento das vendas foi de 20% no ano passado. “Difícil dizer qual é a parcela de contribuição da iluminação, mas tenho certeza de que um ambiente mais agradável visualmente faz com que o cliente permaneça mais tempo na loja e compre mais”, diz.

O projeto luminotécnico também foi feito em outras lojas da Lafer, como a de rua, localizada na Teodoro Sampaio, e a do Shopping D&D, um centro de compras para a classe média alta em São Paulo. Nas duas unidades, públicos distintos. Na loja de rua, uma clientela com menor pode aquisitivo — mas não quer dizer que o projeto de iluminação custe menos (no caso da Teodoro Sampaio, foram R$ 4.200). Ao determinar a iluminação da loja, as diferenças de consumidores devem ser levadas em conta. “A luz pode fazer uma loja parecer sofisticada demais e afugentar o público-alvo, caso a clientela seja mais popular”, afirma outro arquiteto, especializado em projetos luminotécnicos. Para tornar um ambiente popular mais atraente, uma luz mais clara, forte e uniforme é mais efetiva, pois transmite a impressão de agilidade. No caso de locais sofisticados, o uso da sombra é muito importante e o ideal é produzir contraste entre os objetos iluminados (mais importantes) e os ofuscados.

Antes de solicitar um projeto de iluminação, é fundamental saber quem é seu cliente e ter em mente o que deve chamar mais atenção na loja. “Com a luz ideal, podemos direcionar o olhar do consumidor no ponto de venda”, diz Leão. Peças mais iluminadas atraem primeiro a atenção do cliente. Mas, em todos os casos, é preciso criar uma sensação de aconchego. “O conforto visual é a partida para qualquer solução de iluminação”.

PARA ACERTAR O PONTO


HIERARQUIA: Produtos iluminados são mais visíveis e entendidos como os mais valiosos— enquan to os pontos menos importantes não devem ser destacados

SOFISTICAÇÃO: A sombra é muito importante para definir a atmosfera do local. Quanto maior o contraste entre os objetos iluminados e os não iluminados, maior será a impressão de sofisticação do local. Esse tipo de iluminação é indicado para bares, lojas e restaurantes chiques

SIMPLIFICAÇÃO: Os ambientes populares podem ser mais estimulantes, uniformes e ter mais lumi nosidade. A temperatura de cor mais elevada (luzes claras) ajuda a transmitir a impressão de agilidade

PERFORMANCE: A uniformidade da iluminação é interessante em locais onde é preciso ter produtividade. É o caso de caixas, provadores de lojas, cozinhas de restaurantes, academias de ginástica e escritórios.

Fonte: Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios

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